terça-feira, 28 de julho de 2009

Ensaio Sobre Peixinhos

Algo que nunca me fascinou muito: animais de estimação. Não sei, mas nunca gostei de estar constantemente a alimentar um animal qualquer e tomar conta dele dentro duma casa, durante uns quantos anos, simplesmente para este estar lá. Mas vá, são gostos, e não vou andar a criticar as pessoas que gostam de ter cães e gatos e pássaros na sua casa. Mas uma coisa que eu não compreendo, são os peixes como animal de estimação.

Simplesmente temos ali um animal, absurdamente pequeno para começar, simples, que passa a vida dentro duma pequena esfera ou cubo de vidro, para ali a passear para os lados e a comer. Ao menos um cão ainda ladra, ainda suja, ainda dá para fazer festas. Um gato sempre arranha os sofás e serve para meter no colo. Um pássaro ao menos faz um barulho dos diabos a cantar. Mas um peixe não serve para nada! Uma besta que anda para ali a nadar e que é tão estupido que muitos morrem por comer demasiado.

Basicamente são apenas peças de decoração. Quanto mais bonito o aquário, e mais bonitos e numerosos forem os peixinhos, melhor. É uma maravilha. A existência que qualquer ser vivo seguramente deveria querer ter: Enfeitar uma casa e comer até rebentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário